Tendo em seu DNA o histórico profissional de Rafael Liporace e Rômulo Groisman — fundadores das premiadas agências Biruta e à Vera — o Camarote Rio chega a seu quinto aniversário com o desafio de ocupar um espaço ainda maior que nos anos anteriores. O camarote, que seus diretores garantem ter sido o primeiro do Sambódromo a focar seu marketing no público final, deixa o setor 4 para ocupar o enorme camarote do setor 2 que era tradicionalmente do Supermercado Guanabara, ausente este ano da festa.
“Nos inspiramos no Carnaval de Salvador, onde o público vai não só para ver a passagem dos trios elétricos, mas para ter entretenimento a noite toda”, explicou Rafael Liporace em conversa com a Janela, justificando o investimento para “democratizar o evento em que apenas os convidados das empresas que alugavam camarotes podiam ir à festa”.
Liporace reafirma seu pioneirismo ao citar que o Camarote Rio foi o primeiro a vender ingresso pela internet, o que hoje é uma prática adotada inclusive pelo Camarote nº 1, o antigo e desejadíssimo Camarote da Brahma.
Além do entretenimento — como o show de Marcelo D2 em 2018, que ilustra esta matéria — Liporace e Groisman viram desde o começo seu espaço como uma grande plataforma para ações de marketing promocional.
“Carnaval é uma gigantesca oportunidade de negócios e empresas de todos os setores estão vendo isso. Como exemplo, em nossos primeiros quatro anos tivemos a parceria da grife Reserva para nossas camisetas. Este ano, a Morena Rosa nos procurou e cobriu a oferta, não só participando com uma cota de patrocínio como fornecendo as diferentes camisetas que os 1.200 frequentadores do camarote vão usar em cada dia de desfile.”
O publicitário conta que as Ruffles e Lindt farão sampling ininterrupto de batata frita e chocolate, assim como o Bob’s manterá um quiosque com degustação liberada de milk shake e sorvete. Nas bebidas, farão ativações a Itaipava, com a cerveja Go Draft, mais o energético Red Bull e a vodca Absolut. Na área de customização pessoal, os homens vão ganhar da Gillette o patrocínio de um espaço para a Barbearia do Zé, enquanto, para as mulheres, a Dermage patrocinará as maquiagens e a L’Oréal as cabeleireiras.
Rafael Liporace afirma que, mesmo tendo saído para um espaço maior, não terá problema com a ocupação. “Já vendemos 75% dos ingressos disponíveis, e sequer estamos na semana anterior do Carnaval, que é quando os turistas chegam e normalmente disparam de 50% a 60% da vendas”, detalhou.
Para os novos concorrentes, Liporace dá um recado: “Não achem que o retorno do investimento em camarote acontece de um dia para o outro. Isso é um trabalho de longo prazo. Conseguimos empatar somente no terceiro ano, nos consolidamos no quarto e agora nos preparamos para ficar por aqui pelo o menos até o ano 10”.
(Fotos de Gregore Miranda)